Conheça a ESPM

Apresentação das iniciativas e áreas que fazem a diferença na ESPM.

 

 incubnegoc_banner-titulo incubnegoc_banner-nomes

 

Parceria para compreender o jovem cosmopolita

ESPM assina acordo com Universidade de Haifa e será a representante brasileira para colaborar com pesquisa mundial sobre cosmopolitismo estético e cultura global nos jovens

Os presidentes, J. Roberto Whitaker Penteado (ESPM) e Amos Shapira (Universidade de Haifa), no momento da assinatura do acordo de cooperação entre as duas instituições. Foto: Divulgação

 

 

Haifa

Os presidentes, J. Roberto Whitaker Penteado (ESPM) e Amos Shapira (Universidade de Haifa), no momento da assinatura do acordo de cooperação entre as duas instituições. Foto: Divulgação

 

No dia 29 de março, o presidente da Universidade de Haifa, Amos Shapira, esteve na ESPM-SP para, além de ministrar uma palestra exclusiva para os estudantes do curso de Relações Internacionais, assinar um memorando de entendimento com o presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado. Com o acordo, as duas instituições cooperarão e trocarão informações no projeto de pesquisa global “Aesthetic Cosmopolitanism and Global Culture” (Cosmopolitismo Estético e Cultura Global, em tradução livre). França, Brasil, Canadá, Austrália e Israel são as outras nações que participam da pesquisa, que tem como objetivo observar como os jovens constroem suas representações e consomem cultura.

Para realizar a pesquisa no Brasil, a ESPM receberá um aporte financeiro de 10 mil euros do Ministério da Cultura da França, os quais serão destinados a cobrir as despesas com a Conferência Internacional da pesquisa, a ser realizada em novembro.

Os resultados da pesquisa Cosmopolitismos Juvenis no Brasil: concepções e práticas culturais-estéticas a partir do consumo cultural e da cultura global dos jovens brasileiros, coordenada pelos pesquisadores do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), despertaram o interesse da pesquisadora da Universidade de Haifa, Tally Katz-Gerro e, em 2015, ela confirmou sua participação no projeto. Tally é uma socióloga reconhecida internacionalmente por sua produção acadêmica no campo do consumo cultural e, ao tomar conhecimento da pesquisa realizada pela ESPM, solicitou aos pesquisadores brasileiros que os colocassem em contato. Assim, nasceu a parceria entre as duas instituições.

O memorando de entendimento entre a ESPM e a Universidade de Haifa tem como seu primeiro projeto o intercâmbio de conhecimento a partir das pesquisas realizadas por Tally, em Israel, e pela pesquisa da ESPM, que está sendo realizada pelos pesquisadores Viviane Riegel, Renato Mader e Wilson Bekesas. Mader e Bekesas são professores na graduação da ESPM, nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda e Viviane e também Mader são doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM.

As pesquisas que estão ocorrendo no Canadá e na Austrália terão seus resultados comparados com os obtidos nas pesquisas da França, do Brasil e de Israel. Ao longo de 2016, ocorrerão uma série de novidades envolvendo essas pesquisas, e o Brasil, como mencionado acima, sediará, em novembro, a Conferência Internacional, onde serão divulgados todos os resultados das pesquisas desenvolvidas nos cinco países e a comparação entre elas. A ESPM publicará mais informações sobre a parceria ao longo do ano.

Matéria reproduzida, na íntegra, no blog +ESPM. Disponível neste link:

< http://mais.espm.br/internacionalizacao/parceria-para-compreender-o-jovem-cosmopolita >